Motor a etanol e diesel é a nova aposta de sustentabilidade na mineração. A Vale, em parceria com a Cummins Inc. e a Komatsu, iniciou testes para viabilizar a tecnologia em caminhões fora de estrada.
O objetivo principal é reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa nas operações de mineração. Os testes acontecem nos Estados Unidos, em uma nova célula de combustíveis de baixo carbono.
Motor com sistema dual fuel é solução inovadora da mineração
O programa batizado de “Dual Fuel” visa adaptar motores a diesel para operar com uma mistura de até 70% de etanol, mantendo desempenho e produtividade.
Além disso, a proposta se alinha à meta de descarbonização da Vale, que busca reduzir o uso de diesel sem comprometer a eficiência operacional de sua frota.
Será testado em caminhões de grande porte
Os caminhões escolhidos para o projeto transportam entre 230 e 290 toneladas de minério. Serão os primeiros desse porte a rodar com etanol no tanque.
Nesse sentido, a combinação entre etanol e diesel pode reduzir em até 70% as emissões de CO2, conforme os dados da Cummins e da própria Vale.
Motor QSK60 inicia testes de bancada até 2026
A previsão é que os testes de bancada com o motor modelo QSK60 ocorram até 2026. Em seguida, será iniciada a fase de testes de campo.
Esses testes práticos serão conduzidos nas instalações da Komatsu, com foco em desempenho, eficiência e impacto ambiental real das operações.
Motor com etanol aproveita infraestrutura já existente
A escolha do etanol não foi aleatória. Trata-se de um combustível amplamente utilizado no Brasil, com logística de distribuição consolidada e rede de abastecimento acessível.
Por isso, utilizar etanol como alternativa imediata representa uma transição viável e estratégica para a indústria pesada no curto prazo.
Motor híbrido reforça compromisso com descarbonização
Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale, destaca que o etanol é um insumo prioritário para reduzir o consumo de diesel nas operações.
Com o novo sistema dual, é possível manter a confiabilidade da frota, promovendo sustentabilidade sem abrir mão da excelência operacional.
Desenvolvido com apoio de tecnologia avançada
A nova célula de testes da Cummins, instalada em Seymour (EUA), acomoda motores de alta potência e oferece precisão na medição das emissões.
Além disso, o ambiente conta com controles rigorosos de armazenamento, garantindo qualidade dos combustíveis e segurança durante os ensaios.
Tecnologia de transição tem papel estratégico
Dan Funcannon, da Komatsu, afirma que essa tecnologia representa um passo importante na jornada de descarbonização da Vale e da mineração em geral.
Segundo ele, a proposta é oferecer soluções escaláveis e práticas para transformar o transporte industrial, promovendo uma operação mais limpa.
Motor movido a etanol e diesel aponta futuro mais limpo
O avanço do projeto entre Vale, Cummins e Komatsu reforça o potencial do etanol como vetor de transição energética na mineração pesada.
A aposta em motores híbridos mostra que a indústria pode inovar e, ao mesmo tempo, atender às metas globais de redução de emissões.