Manutenção Preventiva: negligência que custa caro

Manutenção Preventiva: negligência que custa caro

A negligência com a manutenção no transporte rodoviário de cargas tem gerado consequências graves, que vão desde acidentes até prejuízos financeiros e operacionais.

A ausência de cuidados regulares tem gerado prejuízos financeiros, acidentes e riscos à segurança nas rodovias brasileiras. Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de carga e 79 mil ônibus, resultando em mais de 37 mil recolhimentos por condições inadequadas de circulação.

Manutenção preventiva reduz riscos de acidentes

A manutenção preventiva está diretamente ligada à segurança viária. Somente em 2024, falhas no sistema de freios causaram 282 acidentes com 266 feridos e 19 mortes. Ainda mais, a inspeção técnica regular poderia ter evitado muitas dessas ocorrências. Itens como freios, pneus e iluminação devem ser checados com frequência para prevenir tragédias.

Manutenção preventiva evita prejuízos financeiros

Além da segurança, a falta de manutenção representa prejuízos operacionais. Caminhões parados para reparos não programados geram atrasos, quebras contratuais e perdas de cargas. Isso compromete a imagem da transportadora e a confiança do cliente, além de reduzir a vida útil dos veículos envolvidos.

Manutenção preventiva deve ser estratégica

Especialistas defendem que a manutenção preventiva precisa ser tratada como gestão. A aplicação de dados como quilometragem, rotas e histórico técnico torna o processo mais eficiente. Dessa forma, é possível reduzir custos totais de operação e aumentar o desempenho dos veículos.

Manutenção preventiva é mais barata que a corretiva

O custo de uma manutenção preventiva costuma ser até três vezes menor que o de uma manutenção corretiva. A economia não se resume às peças, mas inclui também a redução de paradas não programadas e o aumento da durabilidade dos componentes.

Manutenção preventiva interfere no consumo de diesel

Outro ponto importante é o consumo de combustível. Quando a manutenção está em dia, o motor opera de forma mais eficiente. Pneus calibrados, óleo trocado e motor bem regulado ajudam a reduzir o uso de diesel. O estilo de condução também colabora, especialmente quando o motorista utiliza corretamente o freio motor.

Manutenção preventiva evita multas e retenções

Além dos acidentes, a negligência pode gerar penalidades legais. Em fiscalizações da PRF, são analisados pneus, freios, iluminação e itens obrigatórios. A multa por veículo em mau estado é grave, com cinco pontos na CNH, valor de R$ 195,23 e retenção até a regularização. Para seguir viagem, o caminhão deve estar em perfeitas condições.

Manutenção preventiva começa na cultura organizacional

A mudança precisa ocorrer dentro das empresas. A cultura da manutenção como prioridade deve ser fortalecida. Isso passa por treinamento, uso de tecnologia e capacitação contínua das equipes. Transportadoras que adotam essa prática colhem benefícios em segurança, economia e imagem no mercado.

Veja Também