Infraestrutura precária nas rodovias brasileiras tem impacto direto no custo do transporte e na competitividade do país.
Além dos prejuízos operacionais, as más condições das estradas aumentam as emissões de poluentes e comprometem a segurança.
Apesar de avanços pontuais, o cenário ainda exige investimentos significativos para garantir rodovias mais eficientes, seguras e sustentáveis.
Infraestrutura ruim aumenta o custo do transporte
Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) revela que rodovias com pavimento classificado como regular, ruim ou péssimo aumentam em 5% o consumo de diesel.
Isso ocorre porque o pavimento inadequado, com trincas, buracos e ondulações, provoca maior esforço dos motores e mais desgaste nos veículos. Além disso, gera desperdício de combustível e eleva a emissão de gases poluentes.
Infraestrutura impacta diretamente as emissões de carbono
A Pesquisa CNT de Rodovias alerta que, para o Brasil atingir as metas de neutralidade de carbono até 2050, antes de tudo, será necessário investir na modernização das estradas.
Além disso, rodovias bem conservadas favorecem a eficiência energética e reduzem significativamente a queima de combustíveis fósseis, bem como contribuem para o processo de descarbonização do setor de transporte.
Infraestrutura e o aumento dos custos operacionais
Além do consumo excessivo de combustível, a má infraestrutura obriga motoristas a realizar frenagens e acelerações constantes. Nesse sentido, essas condições elevam o desgaste dos pneus, da suspensão e de outros componentes do veículo.
Por consequência, estima-se que rodovias com pavimento em estado péssimo podem quase dobrar o custo operacional do transporte rodoviário de cargas, prejudicando a competitividade das empresas.
Infraestrutura precária compromete o desempenho logístico
O aumento no tempo de viagem e a redução do número de viagens anuais são consequências diretas das más condições das estradas. Isso gera atrasos nas entregas, aumenta o preço do frete e prejudica a economia.
A reconstrução, restauração e manutenção do pavimento demandariam, segundo a CNT, um investimento de aproximadamente R$ 99,7 bilhões.
Infraestrutura das rodovias teve pequena melhora
Dados da Pesquisa CNT de Rodovias 2024 apontam leve avanço na qualidade das estradas. Foram avaliados mais de 111 mil quilômetros de vias, sendo 7,5% classificadas como ótimas e 25,5% como boas.
Ainda assim, 40,4% das rodovias apresentam condições regulares, 20,8% estão em estado ruim e 5,8% seguem em situação péssima. Esses dados mostram que o país precisa investir muito para tornar o transporte mais eficiente e econômico.